Gente vi uma reportagem a revista Viva e achei muito interessante, dei uma busca pela internet e achei uma matéria a respeito da Técnica do Qi Mental que faz parte a medicna chinesa, leiam é bem interessante, pois se vc conseguir usar a Lei da Atração em seu favor pode até conseguir emagrecer...
PENSE ... E EMAGREÇA!
Desarmonia da mente afeta o corpo físico
A Teoria de Mobilização de Qi Mental considera de extrema importância a maneira pela qual o indivíduo vivenciou os acontecimentos e como os registrou em sua memória por meio de emoções. A repercussão somática acontece quando as emoções são reprimidas, ou seja, quando há um conflito entre a reação emocional e o que efetivamente se pode realizar pelo fato do âmbito racional conter, cercear e subjugar estas emoções.
A essência da integração mente-corpo possui um substrato material. Mensagens vindas do córtex cerebral fazem, por mecanismo de transdução, que moléculas mensageiras (nerupeptideos) sejam produzidas, secretadas e provoquem respostas do Sistema Nervoso Autonômico (em especial o Simpático), endócrino e imunológico, que por sua vez, secretam diversas outras substâncias, como epinefrina e cortisol, alterando o funcionamento do organismo inclusive ao nível de genes, modificando a expressão destes em relação à doenças.
Desde quando são formadas emoções?
As emoções podem surgir já na vida intra-uterina. Pesquisas recentes têm mostrado, por exemplo, a forte influência que o stress (emoções) materno exerce sobre o desenvolvimento do bebê intra-uterino. Pode-se mesmo afirmar que tudo o que a gestante pensa, sente ou emociona já está sendo registrado pelo bebê intra-uterino no protoneurônio que se desenvolverá como centro de memória.
Quando se trata de emoções negativas, o resultado é a desarmonia energética, sendo um fator agravante na vida intra-uterina e nos primeiros 3 ou 4 anos de idade pois, a mente nessa fase da vida, é preponderantemente subconsciente; somente depois dessa fase é que a mente consciente (mente racional) passa a se desenvolver. Desse modo, o bebê intra-uterino e a criança até 3 ou 4 anos de idade recebem as informações tais como elas se apresentam, não havendo ainda o componente racional para analisar o contexto dessas informações e minimizar seus possíveis efeitos negativos.
A emoção mais importante e agressiva para o bebê é a rejeição. Esta pode se manifestar de diversas maneiras e muitas vezes os pais (ou especialmente a mãe) não percebem que estão “rejeitando” o bebê. Isso ocorre, por exemplo, quando a gravidez não foi planejada, ou quando se esperava um sexo e o bebê é de outro.
Como as emoções ruins podem ocasionar doenças?
Toda vez que uma pessoa presencia ou toma conhecimento de um fato qualquer, sua mente gera uma emoção de alta ou baixa intensidade e dá a ela um sentido. Quando as emoções são ruins – como medo, raiva, mágoa, ressentimento, preocupações excessivas, ódio, etc. – elas podem também trazer conseqüências ruins para a saúde.
O aparecimento de uma doença pode ser considerada como uma reação de sensibilidade, isto é, tem-se um primeiro contato com um fato que gera um estado emocional ruim e, este fato, geralmente está associado com outros acontecimentos simultâneos e deste modo o fato é armazenado na memória. Na ocorrência de contatos repetitivos seja do fator ou de acontecimentos(simultâneos) a mente reaviva a memória e, posteriormente, pode desenvolver a doença. Por isso, a vida intra-uterina e os primeiros 4 anos da vida são os mais importantes quando ocorrem a “primeira” sensibilização.
Como pode ser considerada a doença?
A mente tem o controle sobre o corpo. Por sua vez, a mente é ativada pela memória e é de acordo com a própria memória que todas as pessoas agem.
A memória é um conjunto de informações que pode provir da herança ancestral, da vida intra-uterina, do nascimento e do pós-nascimento.
Pode-se considerar a manifestação de uma doença como resposta a um estado emocional e que pode manifestar-se em 2 níveis:
1. no sistema musculo-esquelético, quando o sentido dado às emoções refere-se ao movimento;
2. no sistema hipotálamo-hipófise- adrenal, quando envolve o sistema imunológico, o sistema autonômico, os hormônios, desencadeando doenças dos órgãos internos.
As emoções ruins (destrutivas) acometem os Canais de Energia Distintos, que por sua vez, acometem os Canais Curiosos, afetando a função dos Zang Fu (Órgãos e Vísceras) e os Canais de Energia Principais, surgindo uma gama de desarmonias e doenças.
Atendimento Assistencial
Desde sua fundação, o Ambulatório de Mobilização de Qi Mental do Center AO e do Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP têm atendido e tratado de pacientes. Em geral, eles vêm encaminhados por diversos profissionais, em especial os acupunturistas do Ambulatório de Acupuntura.
No entanto, com a crescente atenção dada pela mídia, os próprios pacientes têm buscado o serviço, querendo encontrar uma abordagem que os considere finalmente como indivíduos “inteiros”, não mais separados por partes do corpo e suas respectivas especialidades. Instintivamente, os pacientes trazem a sensação de que seu agravo de saúde está relacionado ao seu estado emocional e que este tem participação ativa no seu adoecimento.
O atendimento aos pacientes é fornecido gratuitamente à população e é único em todo o país. A assistência é prestada por médicos que fazem parte do corpo clínico do Ambulatório de Mobilização de Qi Mental do Center AO e do Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP.
Investigação científica e Mobilização de Qi Mental
Com esse propósito, o Center AO e o Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura da UNIFESP, incentivaram o início de um trabalho pioneiro que busca investigar a história emocional do indivíduo e a repercussão de suas emoções no processo de adoecimento.
Estudos científicos conduzidos em nível de mestrado comprovam a participação das emoções. Anualmente, os médicos praticantes da Mobilização de Qi Mental têm acesso às mais recentes pesquisas e teorias na Jornada de Mobilização de Qi Mental organizada pelo Center AO.
o TELEFONE DO AMBULATÓRIO DE QI MENTAL DO HOSPITAL SÃO PAULO, PARA TRATAMENTO GRATUITO É (011) 5576-4606 hÁ FILA DE ESPERA PARA O TRATAMENTO...
domingo, 14 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seguidores
Quem sou eu
- Batalha Ligth
- São Paulo, SP, Brazil
- Meu nome é Regina, sou casada e tenho 3 filhos (lindos por sinal). Hoje sou apenas dona de casa, parei de trabalhar, para cuidar da família. Adoro fazer artesanatos como: pintura em tela, mosaico, decoupage, tricô, crochê, pintura em madeira e tudo que puder aprender.
2 comentários:
Também estive lendo a revista VIVA e amei a reportagem do Qi Mental, liguei no Hospital para agendar uma consulta e começar o tratamento e sei que vou conseguir.
Oi! Passando para conhecer o blog.
Gostei muito do que vi aqui.
Preciso de ajuda ... Comecei agora o blog.
Estou lendo sobre isso.
Já estou te seguindo!
Abraço.
Pi
Postar um comentário