segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Dez mandamentos da dieta

Quer emagrecer? Então veja as dicas dos especialistas no assunto

Emagrecer é o desejo de muitas mulheres e, quase sempre, uma das promessas listadas por elas nas famosas resoluções de ano novo. Todas querem ter um corpo escultural para exibi-lo por aí em biquínis e vestidinhos. Por isso, a cada verão surge uma nova dieta: é a dieta da sopa, a dieta do Mediterrâneo, a dieta do tipo sangüíneo... E não são poucas as pessoas que vivem entrando e saindo dos regimes mais loucos possíveis. Mas, ainda que prometam resultados quase milagrosos em poucas semanas, o melhor a se fazer é procurar profissionais especializados em nutrição e seguir à risca suas recomendações.

Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), José Alves Lara Neto, as pessoas não costumam seguir regulamentos quando o assunto é comida: "Se continuar comendo do mesmo jeito, nada vai mudar. Não adianta se enganar. Quem quer emagrecer precisa ter vontade, disciplina e paciência", avisa o nutrólogo. Ele ainda aconselha àquelas que gostariam de perder uns quilinhos para ficar mais esbeltas que tenham um outro objetivo em mente: "O motivo não pode ser apenas ficar bonita. A recompensa deve ser maior, para estimular a manutenção da dieta", observa.

Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), José Alves Lara Neto, as pessoas não costumam seguir regulamentos quando o assunto é comida: "Se continuar comendo do mesmo jeito, nada vai mudar. Não adianta se enganar. Quem quer emagrecer precisa ter vontade, disciplina e paciência", avisa o nutrólogo. Ele ainda aconselha àquelas que gostariam de perder uns quilinhos para ficar mais esbeltas que tenham um outro objetivo em mente: "O motivo não pode ser apenas ficar bonita. A recompensa deve ser maior, para estimular a manutenção da dieta", observa.

Hoje em dia, nem devemos mais falar sobre 'dieta', mas sim reeducação alimentar, pois combina os alimentos certos, nos intervalos de horários certos, e um bom índice glicêmico, o que implicará em maior saciedade, perda de peso e mais saúde


É importante, também, ter em mente que os cuidados com a alimentação não devem ter um prazo estipulado. A boa dieta é constante e equilibrada, e torna-se um hábito. "Hoje em dia, nem devemos mais falar sobre 'dieta', mas sim reeducação alimentar, pois combina os alimentos certos, nos intervalos de horários certos, e um bom índice glicêmico, o que implicará em maior saciedade, perda de peso e mais saúde", analisa a nutricionista Jaqueline Migon.

Para quem quer ficar de bem com a balança e ainda evitar o terrível "efeito sanfona", aí vão os "dez mandamentos", listados por quem entende do assunto, para uma alimentação adequada:


1 - Saiba o porquê de querer fazer uma dieta e procure um médico - não necessariamente nessa ordem. Há pessoas que têm que entrar num regime por causa de problemas de saúde, como obesidade, taxas de colesterol ou glicose altas, entre outros. Nos demais casos, os fins são unicamente estéticos. Os objetivos e os motivos, embora diferentes, devem ser estudados com especialistas e precisam ser esclarecidos. "É preciso saber por que a pessoa engordou. Descobrir 'de onde se veio' ajuda a ver aonde se quer chegar", afirma o nutrólogo José Alves Lara Neto. Depois de procurar um médico, a visita ao nutricionista é essencial para desenvolver um plano de reeducação alimentar.


2 - Verifique se há transtornos de fundo emocional e harmonize-se. Nada adianta começar uma dieta para resolver o problema do peso se há outros problemas "escondidos". "Se uma pessoa sofre de depressão, por exemplo, o melhor é que ela trate disso primeiro. Distúrbios psíquicos muitas vezes aumentam a produção de insulina e, como ela é anabolizante, a sensação de fome fica freqüente. É fundamental estar bem emocionalmente e evitar, também, dietas que causam estresse", explica José Alves. A nutricionista Jaqueline Migon reitera que deve-se distinguir a fome da compulsão.


3 - Evite as "dietas da moda"! Todo ano é a mesma coisa, mas elas dificilmente continuam com o mesmo sucesso. "Existem diversos tipos de dietas no mercado: a do Dr. Atkins, a da sopa, a da lua, a das frutas, a de Beverly Hills... e nenhuma é completa, por isso saíram de moda. A dieta ideal é aquela que equilibra todos os grupos alimentares: cereais, leguminosas, proteínas, frutas, verduras, gorduras, leites e derivados, oleaginosas", menciona Jaqueline.


4 - Respeite os horários das refeições e faça-as de maneira calma, sem pressa. "Um grande erro é fazer a conhecida 'dieta da fome', suprimindo normalmente o café da manhã e o jantar", lembra a nutricionista, que também condena a ingestão rápida - segundo ela, deve-se comer lentamente. Deste modo, nos sentimos saciados com menos alimento.


5 - Coma verduras, legumes e outros alimentos hipocalóricos. Sim! Esta é a dica que está sempre em alta e é válida sempre. As frutas também não devem ser esquecidas em nenhuma hipótese. Dê preferência a alimentos com baixas calorias: "Aumente o consumo de produtos diet e light em relação aos convencionais", aconselha a nutricionista Jaqueline Migon. O nutrólogo José Alves recomenda, ainda, a ingestão de verduras e legumes no início da refeição, ou seja, antes dos alimentos mais calóricos. Assim, quando for comer uma carne ou uma massa rica em carboidratos, a sensação de saciedade virá mais depressa e você não comerá tanto.


6 - Mantenha o equilíbrio constante na alimentação. Outra regrinha bem conhecida e pouco praticada. A nutricionista alerta que "não se deve exceder o consumo de determinados alimentos, conhecendo qual é o seu limite". Pode comer "de tudo", sim. Mas nunca exageradamente. Até comidas mais gordurosas, como os lanches de fast-food, são permitidas, se forem consumidas de maneira consciente e moderada. E não se iluda: Não dá para perder 10 quilos em um mês. "Não espere emagrecer em pouquíssimo tempo. Se você demorou a engordar, vai demorar a emagrecer. Uma dieta mediada pelo tempo de duração certamente dará errado", adverte o nutrólogo José Alves.


7 - Pratique exercícios físicos. Também não é segredo. Realmente, não adianta cuidar da alimentação e esquecer o resto. Para perder peso e ganhar vitalidade, é fundamental fazer algum tipo de atividade física. "Sem exercício não existe dieta, pois o metabolismo basal permanece baixo", afirma o vice-presidente da ABRAN, que faz uma ressalva: "Se não conseguir manter a freqüência da atividade, é melhor não fazer. Exercício esporádico é pior do que nenhum", avisa.


8 - Cuide de seu sono. "Quem não dorme, engorda. Mas não falo apenas da quantidade de sono, que é relativa, mas da qualidade dele", enfatiza o nutrólogo. Uma noite bem dormida, com um sono harmônico, é restauradora e faz com que o organismo descanse e trabalhe adequadamente o resto do dia.


9 - Não apele para medicamentos "milagrosos". Assim como as dietas da moda, os remédios que prometem deixar você magra não fazem milagres. Muitas vezes, os efeitos podem ser prejudiciais. Por isso, contar com o acompanhamento de um bom profissional de saúde e não se auto-medicar é a melhor escolha. Não caia em armadilhas!


10 - Não belisque! É possível ter uma idéia do quanto está se comendo durante as refeições ao longo do dia para analisar se essa quantidade está elevada. No entanto, quando "beliscamos" - comendo um biscoito aqui, um salgadinho ali, mais uns aperitivos regulares no fim-de-semana -, não conseguimos calcular tudo o que ingerimos. "No Brasil, especialmente, se faz muito isso. Sempre tem um barzinho no fim do expediente, ou o famoso churrasco de domingo. Os resultados só serão vistos no dia seguinte, com ressaca, má digestão, e outras sensações desagradáveis", reitera José Alves. Ou seja, seu projeto verão 2009 começa hoje!


Texto retirado do site: www.bolsademulher.com.br

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Meu nome é Regina, sou casada e tenho 3 filhos (lindos por sinal). Hoje sou apenas dona de casa, parei de trabalhar, para cuidar da família. Adoro fazer artesanatos como: pintura em tela, mosaico, decoupage, tricô, crochê, pintura em madeira e tudo que puder aprender.