quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Volte ao seu peso normal sem passar fome

Comendo direito, em 7 dias você já nota as calças mais folgadas


Cara-a-cara com a bacalhoada e rodeado por ovos de chocolate, não restou outra alternativa a não ser ceder às tentações que rechearam a mesa comemorativa da Páscoa? Contenha o desespero, pois a dieta não está perdida. Muito pelo contrário. Essas delícias todas escondem, além das calorias (sim, não vamos enganar você!), muitos benefícios.
A famosa bacalhoada, por exemplo, contém gorduras do tipo poliinsaturadas (aprenda a distinguir todos os tipos de gordura) como o ômega-3, capaz de reduzir o triglicérides da corrente sanguínea (gordura que costuma se acumular nas artérias). Se comparado com a carne vermelha, o bacalhau leva vantagem por apresentar menos colesterol (você sabe o que é colesterol?). A responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, aponta outro ponto positivo do prato típico da Páscoa: a presença de azeite no preparo. Ela explica que o tempero é rico em gorduras monoinsaturadas, que estão relacionadas com a diminuição do colesterol considerado ruim para a saúde, o LDL.

Até as sobremesas comuns da Páscoa tão temidas pelos que querem ajustar o ponteiro da balança entram em cena para dar uma mãozinha ao bem-estar. A nutricionista explica que o chocolate contém triptofano, substância envolvida na produção de serotonina. A serotonina está ligada à regulação do humor, no controle da ansiedade e da depressão , lembra Roberta.

Fim das comemorações

Mas não há benefício que se sustente frente a um exagero. Apesar das boas qualidades nutricionais desses alimentos, exceder as porções estraga qualquer boa intenção na hora de montar o prato ideal , alerta a especialista.

Para garantir um prato balanceado e sem transtornos para o emagrecimento, basta seguir as orientações básicas sobre os grupos alimentares (entenda a pirâmide alimentar) que devem compor cada refeição. Roberta ressalta que saborear um pouquinho de cada tentação pode ser uma cilada quando o assunto é emagrecimento. Se o prato principal contava com uma bacalhoada e seus acompanhamentos, e você ainda petiscou diferentes tipos de sobremesas, certamente houve um exagero , exemplifica.

Quando as calorias excessivas dominam o prato, os nutrientes ficam desbalanceados. Roberta afirma que, apesar da má fama da gordura se destacar, os carboidratos simples (descubra se os carboidratos realmente são os vilões do emagrecimento) presentes nos doces e as proteínas dos peixes também podem sofrer desequilíbrio na época da Páscoa.

A conseqüência do exagero para quem estava controlando o peso, além dos eventuais quilinhos extras, significa uma quebra na seqüência de uma boa alimentação. Segundo Roberta, é importante frisar que, nesses casos, o deslize pode levar à desistência do projeto de uma alimentação saudável. Ou pior: emendar um exagero no outro e causar um descontrole ainda maior no peso.

Em tropeços seguidos, a ameaça vai além da dieta, atingindo também a saúde. Isso porque quando alimentos ricos em gorduras ruins, carboidratos simples e sódio são ingeridos excessivamente por um longo período, acabam levando ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O excesso alimentar associado ao peso elevado pode gerar outras doenças, como diabetes, colesterol e triglicérides elevados , diz a nutricionista.

Reparando o erro
Assim como se deixar levar por um deslize e continuar a cometer outros não é o ideal, lançar mão de um cardápio restritivo demais para recuperar o fôlego da dieta e acabar com os quilos conquistados na Páscoa também não é nem um pouco aconselhável. Nada de dietas radicais, substituindo refeições principais por shakes ou algum tipo de vitamina semelhante , alerta Roberta Stella.

Ela garante que a maneira mais efetiva de corrigir as escapadinhas é seguir um programa alimentar com uma restrição moderada de calorias. O resultado disso, na prática, são 500 calorias a menos do que a necessidade calórica ideal para manter o peso.

Vale lembrar que o cardápio inclui, pelo menos, cinco refeições ao longo do dia, sendo três principais (café-da-manhã, almoço e jantar) e dois pequenos lanches intermediários. A nutri explica que, dessa forma, a aderência ao plano de emagrecimento será maior, já que o organismo não vai passar por extensos períodos de jejum.

Roberta aponta mais uma questão fundamental na hora de queimar as calorias da Páscoa. Certifique-se de que todos os nutrientes estejam presentes na alimentação, evitando assim, qualquer prejuízo ao corpo .

Para facilitar sua perda de peso, o Dieta e Saúde apresenta diferentes programas alimentares que se adaptam de acordo com seus hábitos. A nutricionista ressalta que, para as boas práticas alimentares surtirem efeito, é fundamental que a dieta seja adequada ao seu perfil. Àqueles que não abrem mão dos carboidratos, por exemplo, a dieta mais recomendada é a Dieta Colorida. Por outro lado, a Dieta Rica em Proteínas é direcionada às pessoas que adoram carnes, leite, queijos e iogurtes. O cardápio conta com a participação de alimentos que são fontes de carboidratos, porém, em quantidade moderada.

Resultados a jato
Colocando à mesa os pratos certos, a sensação de bem-estar e leveza já poderá ser notada no final do primeiro dia da reeducação alimentar. Tudo isso em troca das escolhas corretas.
Já as roupas começam a ficar mais folgadas, em média, após sete dias. Uma dica valiosa de Roberta é esquecer a balança. As variações de peso são normais até mesmo num único dia. Estipule um horário e, a cada semana, faça a pesagem .

texto retirado do site: http://www.minhavida.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei e vou segui-lo a risca para que o resultado possa surtir efeitopois dieta engloba também muita força de vontade e disciplina
além da persistência. Obrigada desde já. Felicidades

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Meu nome é Regina, sou casada e tenho 3 filhos (lindos por sinal). Hoje sou apenas dona de casa, parei de trabalhar, para cuidar da família. Adoro fazer artesanatos como: pintura em tela, mosaico, decoupage, tricô, crochê, pintura em madeira e tudo que puder aprender.