terça-feira, 28 de agosto de 2007

Compulsão alimentar engana seus sentidos


Se, mesmo sem fome, você devora o que vê pela frente é hora de buscar ajuda

Todo o domingo, depois de farto almoço em família, você promete a si mesma: amanhã, começa o regime.Até pensa na salada com grelhado no almoço, na frutinha de lanche e na sopa bem leve do jantar. Mas o dia começa e o estresse (no trânsito, no trabalho, com a família) acaba botando tudo a perder afinal, existe calmante mais abençoado do que um bom chocolate?
Resolver as angústias entre uma garfada e outra, no entanto, está longe de ser uma situação exótica. Ao contrário, o problema é bem mais comum do que você imagina. Quem sofre de compulsão alimentar está desconectado de si mesmo, sentindo-se infeliz e imperfeito , explica Márcia de Lucca, professora de ayurveda (a tradicional medicina indiana). É como se buscássemos fora o alimento que falta à alma enfraquecida pelas exigências absurdas do cotidiano, recheado de modelos inatingíveis de perfeição , diz a professora, com o gabarito de quem trabalha há mais de 20 anos aplicando tratamentos relacionados à alimentação

Na prática, você acaba comendo muito e rápido demais -- uma pista da sua urgência em se livrar do mal-estar que anda te incomodando. Aí, só restam dois sentimentos, ambos terríveis: amargar o arrependimento por se empanturrar de comida e o fracasso de não controlar sua vontade à mesa.
Essa doença é tão grave quanto a anorexia e a bulimia , afirma a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella. Além do ganho de peso, que pode levar à obesidade, a compulsão alimentar ainda aumenta o risco de desenvolvimento de problemas associados ao sobrepeso, como diabetes, hipertensão, colesterol alto.

Os mais característicos sintomas da doença são a perda do controle quanto à alimentação e a ingestão de grandes quantidades em pouco espaço de tempo. "Na adolescência, só conseguia estudar se comesse ao mesmo tempo. Quando me dei conta do exagero, tentei parar e não consegui" , conta a designer Ana Lúcia Martinelli, 30 anos. "Meu mundo caiu, chorava desesperadamente. Não sabia que tinha uma doença" , lembra mais tranqüila, após ter buscado ajuda profissional para se recuperar, inclusive, de uma depressão.
Ainda que a compulsão apareça sob o disfarce de um problema físico, os fatores que levam à patologia são de origem psicológica. Estresse, carência, medo de rejeição e sentimento de inadequação podem disparar esse mal.
"A margarina da família perfeita, o bombom embalado de amor verdadeiro, a latinha de refrigerante que promete status, mas esconde toxinas estão entre as ciladas que nos seduzem" , exemplifica Márcia de Lucca. Para reverter o quadro, ela indica meditação, ioga e práticas que auxiliem a reconexão consigo mesma, além de um acompanhamento nutricional e psicológico. (veja que tipo de yoga tem mais a ver com você)


Técnica contra a compulsão alimentar
No livro A Idade do Poder transformação, saúde e beleza para a mulher, Márcia de Lucca indica a seguinte receita para quem sentir fome fora de hora:
Coma uma banana esmagada com uma colher de chá de ghee (manteiga purificada) e uma pitada de cardamomo.
Use condimentos como pimenta cayenne, cominho e curry, que queima as toxinas causadoras da compulsão.

Texto retirado do Site Minha Vida
Quando der fome fora de hora, beba uma xícara de água morna com uma colher de chá de mel e 10 gotas de limão (um excelente substituto para a comida, que ainda ajuda a derreter gordura). Mas nada de cortar as refeições principais, atitude que prejudica a saúde e, além de tudo, obriga o corpo a armazenar tudo o que você consome, como proteção. Em bom português? É um hábito que só engorda.

3 comentários:

Angie K disse...

Socorro! Compulsão é o meu problema... Estou brigando com ela desde criança!

Batalha Ligth disse...

Angie, esse também é o meu problema, junto com a ansiedade eu pareço um avestruz, como tudo o que vejo pela frente... mas vamos conseguir nos livrar dela e enfim chegar ao peso ideal...

Anônimo disse...

necessario verificar:)

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Meu nome é Regina, sou casada e tenho 3 filhos (lindos por sinal). Hoje sou apenas dona de casa, parei de trabalhar, para cuidar da família. Adoro fazer artesanatos como: pintura em tela, mosaico, decoupage, tricô, crochê, pintura em madeira e tudo que puder aprender.